A quadra natalícia é vivida muito intensamente nesta tribo de índios albinos. Começamos a preparar tudo ao pormenor com bastante antecedência para que nada falhe na noite mais mágica do ano.
Inspirei-me no estilo nórdico para decorar o nosso Natal e queria muitos elementos naturais. Optei por comprar pinheiro nórdico e fiz umas coroas que serviram de mote à decoração da mesa para as 3 refeições familiares que preparámos. (podem ver no Instagram)
Entretanto chegou o Kit mais giro da Castelões e a árvore ganhou um novo look
Basicamente o Natal faz-se à mesa com a família reunida, as iguarias tradicionais da época, o arroz doce da avó, bom vinho, o borrego assado, bacalhau, o polvo e tantas outras coisas boas. As conversas são longas, as risotas ecoam pela casa e todos se deixam levar pelo espírito do momento e pelo néctar de uva que ajuda a soltar línguas.
A mesa é portanto a grande protagonista do nosso Natal e faço questão de vesti-la a rigor para a ocasião.
Jantar 1 – 23 Dez – Verde
com os primos que vêm Moçambique para celebrar o Natal em família
A toalha bordada a ponto de cruz pela avó, de valor inestimável para mim, uma coroa, velas, troncos, bambis e raminhos de abeto. Na parede, coroas de abeto e um ambientador de pinho da Sonasol.
Jantar 2 – 24 Dez – Vermelho
Decoração da ceia de Natal em branco e vermelho com apontamentos naturais de abeto, pinhas e bolotas apanhadas pela criança mais velha da casa e que guardo religiosamente.
A grinalda também foi o presente de Natal que fez na escola.
Papa Figos sempre para os dias especiais.
Almoço 3 – 25 Dez – Dourado
Celebrar o natal à mesa com as pessoas que mais gostamos, há lá coisa melhor?
*****
Autora Mães.PT