O dia 1 de Junho é dedicado às crianças e é normal que se celebre a data com um mimo especial para elas, afinal todos gostamos de as ver felizes.
O mais habitual é comprarmos um brinquedo novo, uma peça de roupa, um perfume ou algo que lhes esteja a fazer falta. Eles abrem, brincam 5 minutos e já está. Verdade?
Cá em casa é igual. Compra-se algo que os deixe felizes momentaneamente e ficamos com mais uma “tralha” a decorar durante anos.
Neste sentido venho sugerir que neste dia da criança ofereçam TEMPO DE QUALIDADE aos vossos filhos, sobrinhos, netos, afilhados.
Nós não dedicamos o tempo que eles precisam, porque todos trabalhamos muito e chegamos cansados, porque temos de fazer o jantar, estender roupa, pastar o cão, ver as últimas atualizações das redes sociais e os putos ali ficam em auto gestão. Contra mim falo porque é isto que acontece tantas e tantas vezes cá em casa.
Eles sofrem porque não têm atenção, nós sofremos porque não conseguimos chegar a todo o lado e isto traz péssimas consequências familiares.
Bora proporcionar-lhes tempo de qualidade?
Ficam algumas sugestões para aplicar no nosso dia-a-dia porque todos os dias são dignos de comemoração
1 – Brincar no parque. Os miúdos adoram brincar no parque do bairro principalmente se estivermos a ver com olhos de ver, a comentar o que fazem e a interagir com as suas brincadeiras. (não vale estar a olhar para o facebook e instagram)
2 – Piquenique. As crianças adoram piqueniques e é tão fácil de preparar. Até pode ser no próprio quintal, na varanda, ou numa área verde, há tanto sítio giro para piquenicar.
3 – Praia. Não precisam estar 30 graus para irmos à praia. os miúdos são tão felizes a brincar na areia, a correr de um lado para o outro, a espojarem-se no chão porque não os levamos depois de um dia de trabalho?
4 – Home cinema. Fazer pipocas demora 5 minutos e escolher o filme preferido deles é rápido. Todos juntos no sofá numa sessão de cinema caseiro.
5 – Giro de bicicleta. Os veículos coloridos que temos estacionados algures são para dar uso. Triciclos, bicicletas, trotinetes e afins são para rolar no asfalto basta dedicarmos 30 minutos e temos miúdos radiantes.
6 – Fazer um bolo. Basta 10 minutos de atenção para fazermos um bolo com os nossos filhos. Eles adoram fazer coisas com os pais.
7 – Colher flores. Sair com um cesto e uma tesoura, procurar flores da época fazer um arranjo e colocar numa jarra. Para quem vive na cidade é mais complicado mas com boa vontade arranjam-se soluções.
8 – Turistar na cidade. Vamos dar-lhes a mão e simplesmente passear pela nossa cidade, vila, aldeia com olhos de turista. Parar na pastelaria e comer um bolo típico. Vamos descobrir tanta coisa que nunca tínhamos reparado.
9 – Jogos de tabuleiros. Os jogos que habitam lá em casa são para usar e basta que dediquemos algum tempo para resultar num momento especial em família.
10 – Brincar ao faz de conta. Basta pegar na história favorita dos miúdos, atribuir um papel a cada membro da família, usar acessórios lá de casa e temos uma noite preenchida com algo que vai gerar grandes gargalhadas.
É tão simples fazer as crianças felizes para quê complicar?
*****
Tento sempre fazer essas actividades todas com eles!
Olá, são atividades simples mas que nem todos nos lembramos de as fazer. Que bom que consegue. Beijinho