Amanhã é um dia importante na vida “escolar” do piqueno pirata. O infantário irá receber a visita de um fotógrafo e vão fazer as tradicionais fotos para mais tarde recordar e rir às gargalhadas.
Lembro-me perfeitamente da excitação que era o dia em que o fotógrafo ia à escola. Na véspera geralmente não dormia, sempre me entusiasmei demasiado com algo que saísse da rotina. Acordava super cedo, vestia o mais recente outfit, a minha mãe passava horas a escovar os meus longos cabelos loiros e obrigava-me a calçar os sapatos do casamento anterior mesmo que fossem o n.º 29, quando eu já calçava o 33 e agora é que se queixam da crise.
Após todos os preparos seguia alegremente para a escola enquanto pensava mentalmente se seria a mais gira e com mais dentes do 1.º A. Depois o procedimento era sempre igual primeiro as fotos individuais por ordem alfabética (e eu a morrer de ansiedade por ser a letra S, portanto das últimas), e por fim a foto no recreio com a professora, a auxiliar e a laranjeira. Agora olho para os álbuns que a minha mãe foi organizando e só tenho a agradecer por ela ter tricotado tanta roupa, pois era sempre a mais cutxi cutxi e vaidosona.
1.ª Classe – ano 1989/1990 Todos desdentados mais felizes |
2.ª Classe – ano 1990/1991 Vi na Vogue que é cool meter as mãos na anca muito à marcha da Perpétua Azeitonense |
3.ª Classe – 1991/1992 Gostam da minha saia xadrez? Bem que podia ser mais curta, assim o Mário Fernando já não joga ao bate o pé comigo… |