Viajar com 2 bebés

Eu viajei com 2 bebés, um de 10 meses e outro de 2 anos e meio e sobrevivi, como tal decidi partilhar a minha experiência de forma a incentivar-vos a fazer o mesmo. Pode parecer uma loucura mas é possível ter uma experiência fantástica que repetia já amanhã se me tivesse saído o euromilhões.
Há muito tempo que desejava viajar em família mas a logística necessária, as horas de voo e a alimentação dos petizes deixava-me muito ansiosa e fui adiando esta experiência.
Adoro viajar e sempre disse que os filhos não seriam a minha prisão por isso decidi avançar com o projeto férias com os putos. Na verdade foi o meu marido que teve a iniciativa e surpreendeu-me quando já estava tudo tradado, tão cutxi.
 
O DESTINO
 
A escolha do destino não foi pensada, até porque somos aquele tipo de turista low cost que aproveita as melhores promoções para viajar e esta não foi exceção. A única condição era ter praia e alimentação incluída e por isso optamos por Punta Cana na República Dominicana.
Foi a terceira vez no país e o fato de sabermos muito bem ao que íamos tranquilizou-nos bastante. Somos fãs das Caraíbas e repetimos sempre que é possível.
O VOO
 
Aguentar duas crianças tão pequenas durante 8 horas numa lata voadora parece tarefa para um super herói mas com planeamento e imaginação é possível sobreviver pacificamente.
Pesquisei muito antes de viajar e percebi que o entretenimento é um fator chave por isso levei na bagagem o seguinte:
– 8 atividades diferentes, 1 para cada hora de voo. 
Levei plasticina e forminhas para modelar, 1 puzzle, 1 livro de autocolantes, 1 livro de pintar e canetas, o clementóni (tablet para crianças), 1 kit de ferramentas de brincar que ele adora para arranjar o avião, 1 jogo de pares e 1 presente que seria o fator surpresa da viagem, compramos o Rocky da Patrulha Pata que ele tanto adora. Foi tão tranquilo que nem precisei de usar os trunfos todos e o arsenal coube numa mochila pequena.
– Comida e bebidas preferidas
Levei bolachinhas em doses individuais, bongos, água, maçã às tiras e sandes.
– Roupa e calçado confortável
É muito importante que os miúdos estejam confortáveis. O meu piqueno esteve no expoente máximo da descontração, fez birra para calçar os ténis e como eu não estava para me chatear no primeiro dia de férias ignorei e andou de meias desde casa até Punta Cana, tão querido o meu piqueno Mogli.
Bebé
Para o bebé levei o que é normal quando saímos de casa, roupa suplente, fraldas, toalhetes, creme, brinquedo, Chucha e comida. Levei sopas e frutinhas individuais da Blédina, leite, biberão, papa e água fervida. Sabiam que quem viaja com bebés pode levar toda a comida na bagagem de mão? É um descanso pois não precisamos de nos preocupar com a alimentação deles.
Uma boa dica que a minha pediatra sugeriu é colocarmos um Benuron ao bebé meia hora antes de levantar voo para minizar as dores que possam sentir no descolar e aterrar.
Comeram, dormiram, brincaram na maior tranquilidade portanto não temam os voos longos. Vai correr bem.
A ALIMENTAÇÃO
A alimentação era dos temas que mais me preocupava quando pensava nas férias num país diferente com hábitos distintos mas na prática é mais tranquilo do que pude imaginar.
O mais velho com quase 3 anos já come de tudo desde 1 ano de idade portanto basta ter cuidados básicos como dar-lhe apenas água engarrafada e comidas simples. Em qualquer parte do mundo há, arroz, batatas, peixe, carne e pão. Por uma semana eles não precisam de muito mais para estarem alimentados. A evitar pratos muito elaborados, molhos e alimentos a que não estejam habituados.
Ao bebé de 10 meses dei-lhe sempre a sopa que o hotel oferecia, fruta esmagada com bolachas, pão, carne e peixe aos pedacinhos e iogurte.
Simplificar é o segredo.
VACINAS
Há países em que é necessário fazer-se vacinação antecipada mas neste caso não é preciso. O único cuidado que tive foi usar repelente à noite para evitar as picadelas de mosquito.
FARMÁCIA 
Quem viaja com miúdos deve levar uma pequena farmácia com os medicamentos básicos. Tenho uma listagem espetacular que a pediatra dos meus piquenos me enviou, se quiserem posso disponibilizar, just in case.
Depois é ter muito cuidado com o calor, usar montanhas de creme e aproveitar cada momento porque passa tão rápido que nem damos conta.
beicinho mais irresistível!